Em 1961 foi criado o Parque Nacional de São Joaquim com uma área de 49.300ha. O Parque esta bem distante dos outros dois Parques Aparados da Serra e Serra Geral. Esta situado ao Norte do Complexo de Canyons em parte das bordas dos Aparados da Serra de Santa Catariana. São os municÃpios de Urubici – SC, Orleans - SC e Bom Jardim da Serra – SC que tem parte de suas áreas territoriais dentro do Parque. Se chama “Parque Nacional de São Joaquim”, porque antes de pertencer aos municÃpios citados acima a área pertencia toda ao municÃpio de São Joaquim- SC.
Dentro dos limites do Parque existem profundas gargantas como o Morro da Igreja que possui um abismo de mais 1.000mtr. No Parque esta situado o ponto mais alto habitado do Sul do Brasil com 1823mtr (Morro da Igreja), onde já registramos 17graus negativos em 1990. O maior Parque do Complexo de Canyons Aparados da Serra além de guarda muita beleza natural tem em seus limites muitos animais silvestres como o Veado Campeiro, Raposa, Lobo Guará e o temido Puma (O leão Baio da Montanha).
É possÃvel chegar de veiculo até o Morro da Igreja e avistar a Pedra Furada (ponto muito procurado que fica 25km da área urbana de Urubici). Não é necessário guias para chegar até o Morro da Igreja, a estrada é de asfalto e pode ser fechada em dias de fortes geadas ou nevadas. Para explorar o Parque além do Morro da Igreja é necessário a utilização de Guias.
O Parque Nacional de São Joaquim não cobra ingressos. No Parque não há estrutura alguma, apenas algumas lixeiras.
Nos limites (dentro) do Parque é proibido acampar, caçar, coletar material vegetal, fazer cavalgadas, entrar de veÃculo dentro do Parque (fora do estacionamento), deixar algum tipo de material, dar alimento a animais e avançar fora das trilhas. As atividades permitidas são Bikes e Trekkings (Caminhadas Ecológicas nas trilhas já existentes).